Falando de Artes.


Falar de Artes é sempre muito gratificante para mim. É com uma alegria especial que percebo o crescimento das Artes no Brasil. Como tem Artistas em nosso País. O brasileiro possui exímia criatividade e um dom muito singular nas suas criações. Eu acredito que as Obras e os Artistas que conhecemos hoje, envolvendo célebres e anônimos representem menos de 10% do nosso verdadeiro número. São muitos Artistas e Obras ocultos, escondidos sem que venham a conhecimento público. Eu particularmente conheço vários e o que posso fazer por eles através do Projeto Roda Cultural é catalogá-los, exibir suas obras e trazer a público a sua arte. Conheço pintores, escultores e fotógrafos, além de escritores e músicos que merecem expor seus trabalhos, mas ainda se arrastam no anonimato. O Projeto Roda Cultural está preparando-se para alçar voo e ganhar ares físicos. A problemática é que trabalhar com Arte no Brasil é árduo, penoso e difícil. Vários dos nosso artistas confessam ter a Arte como um Hobby porque não conseguem sobreviver apenas dela. Quase todos que conheço possuem trabalho paralelo para a sua manutenção e em muitos casos aplicam os seus rendimentos do trabalho na aplicação das suas obras. Isto é vergonhoso para um País que possui as Mídias mais poderosas do mundo, artistas valorosos e obras prontas para serem expostas. A escassez de Bienais e outras promoções que deveriam ocorrer como iniciativa pública e não privada. A falta de festivais, mostras de teatro, dança, pinturas, esculturas, enterram nossos artistas e deveriam ocorrer em todo Brasil, sem privilégios de capitais ou regiões. Nos faltam museus de Arte Popular, onde tiraríamos do anonimato aqueles que fazem a memória nacional com suas Obras. Cada capital deveria ter um abrigo de divulgação para seus artistas onde poderiam expor suas obras e biografias, mas infelizmente falta vontade política e apoio privado.
Gosto quando me deparo na esquina com um Artista pintando belos quadros, exibindo uma escultura ou mesmo encenando um espetáculo de teatro de rua. O mundo matou os Circos e tirou do povo a beleza dos espetáculos para favorecer luxuosos interesses de Mídia ou grupos que exploram o setor. Onde estão nossos artistas circenses? Eles que foram a nascente do teatro e cuja arte era apresentada nas ruas á custa de ofertas do público, estes sumiram. Onde estão os palhaços, trapezistas, malabaristas... onde estão? Onde está a diversão para famílias inteiras, no "Lepo-Lepo"? Tiram de nós o Circo, Os espetáculos de rua e nos empurram a Cultura que vende, a dança das bundas, o festival de palavrões, o humor preconceituoso e as novelas infelizes e pobres de conteúdo?
Que pena Brasil, que eu como artista deveria me orgulhar de você, mas sinto vergonha! Não vergonha do nosso povo que merece o melhor, mas vergonha do que estão oferecendo a nós como Cultura e Arte. A Cultura das bundas e a Arte da vergonha. Que pena. Enquanto nossos artistas são enterrados no anonimato, nossas autoridades compram e exibem quadros caríssimos de célebres internacionais. Que pena que no Brasil a Arquitetura não é vista como Arte, apesar de constar como uma das Artes mais antigas do mundo. Que pena que só temos dois escritores reconhecidos atualmente pelas mídias enquanto tantos outros permanecem escondidos. Com a desculpa de que a "Atual Conjuntura-O Momento Econômico" e blá, blá, blá não permite ao Governo investir em Artes e na Cultura. A saber, primeiro, o que é o Carnaval e suas prévias em todo Brasil? O que são os shows pagos pelos cofres públicos e realizados em todo País? O que eram os extintos Show-mícios? Nestas iniciativas estão envolvidos Artistas célebres, sim porque investir em celebridade dá retorno, no anônimo não! Mas todo célebre não foi um anônimo? Falta-lhes apenas a oportunidade, a menos que assumamos publicamente que não há interesse algum em abrir a concorrência para os que se tornaram celebridades.

Texto do Escritor Brasileiro Tony Casanova. Direitos Autorais Reservados. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie, do todo ou em parte, ou divulgação em qualquer meio sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2104 by Brazilian Writer Tony Casanova. All Rights Reserved.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ter vindo! Poderia Deixar aqui seu comentário? Muito Obrigado.