A Arte e suas ramificações. [Tony Casanova]


Quando inaugurei esta página escrevi a matéria “Conceito e definição de Arte”, texto que tornou-se o mais lido que já escrevi até hoje. Esta procura impressionante produziu em mim uma curiosidade para saber porque tanto interesse em um assunto tão desgastado, já explanado por tantos outros autores melhores por excelência que eu. Falar de Arte não é tão fácil quanto parece, principalmente conceituá-la. Como fez cada autor, dei o meu conceito, minha avaliação do que considero Arte. Hoje volto a tocar no assunto, desta vez abordando as ramificações das Artes, obviamente que este é um conceito não-técnico, uma opinião pessoal minha e que espero, seja levada em consideração por você que deve também ter a sua.
Primeiro vamos conhecer as bases que originalmente eram expressões consideradas como Arte: Escultura, Literatura, Pintura, Arquitetura, Teatro, Música. Conhecidas as bases, vamos conhecer as ramificações, assunto tema desta matéria. Eu considero ramificações todas as expressões que hoje são consideradas Artes e que foram geradas ao longo dos anos a partir das bases já existentes. Elas seriam como filhas, herdeiras das principais expressões e estão diretamente ligadas a uma ou mais Artes, podendo ser chamadas de Artes secundárias. Vejamos abaixo:

O Cinema . Considerado como a Sétima Arte, apesar do apelido pomposo o Cinema é, na minha opinião, uma Arte secundária porque deriva-se da união de diversas outras formas artísticas. Apesar do nobre título adquirido, a Fotografia antecedeu o Cinema, já que as primeiras câmaras fotográficas registravam a imagem estática e o surgimento do Cinema deu-se a partir das imagens dinâmicas. Dentro da formação cinematográfica encontramos a Fotografia, a Escultura, a Música, o Teatro que é sua grande base de formação e mais uma série de outras expressões artísticas. Depois da criação da câmara capaz de dar movimento ás imagens captadas, surgiu gloriosamente o Cinema, mas voltando ao apelo exagerado de considerá-lo como a Sétima Arte seria desconsiderar a Fotografia e o Artesanato, que obviamente são mais antigos que ele. As explorações em terrenos Arqueológicos em diversas partes do mundo revelam peças artesanais excelentemente antigas. São peças em cerâmica argilosa, Metais como ouro e prata, pedras, madeira e diversos outros materiais que constituem-se em valiosas peças artísticas. A própria Fotografia revelou-se em sua época, uma das mais fortes expressões de Arte
A Fotografia . Talvez criada a partir da necessidade de capturar cenas semelhantes a Pintura, surgiu a Fotografia oriunda de experimentos químicos realizados com prata virgem e luz e caixas escuras rudimentares. A Fotografia é um dos maiores aliados da Cultura e foi a expressão artística que originou mais registros de hábitos e costumes populares gerando a memória que hoje temos de tempos anteriores.


É comum hoje encontrarmos “Artistas” em atividades que sequer são consideradas Artes. A saber a denominação “Artista” é aplicada aqueles que criam uma obra, que produzem uma expressão artística, ao contrário do que hoje se aplica ás celebridades que muitas vezes não estão ligadas ao Cinema, ao Teatro ou outra forma capaz de lhes valer o título. Atores e Atrizes, Cantores, Músicos, Fotógrafos, Câmera Man, Roteiristas, Escritores, enfim todos que produzem conteúdo ligado a uma das raízes básicas das Artes, são realmente artistas. Absurdamente chama-se Celebridades de Artistas apenas porque estão aparecendo nas Mídias e tornaram-se “famosos”. Não perde a Arte com tantas variantes, mas ganha a humanidade porque através destas novas vertentes pode enriquecer e gravar suas memórias.

Texto do Escritor Brasileiro Tony Casanova – Direitos Autorais Reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação em qualquer meio, do todo ou parte dele sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2014 by Brazilian Writer Tony Casanova – All Rights Reserved.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ter vindo! Poderia Deixar aqui seu comentário? Muito Obrigado.