Se observarmos atentamente o que ocorre hoje com a nossa Cultura veremos o quanto ela foi influenciada pela Mídia e como esta influência dissolveu valores morais e costumes. Alguns pontos sofreram mais, outros nem tanto, mas as variações trouxeram a certeza de como ainda estamos condicionados ao que nos servem através da mídia. A figura feminina sempre foi cultuada na antiguidade, isto é possível graças a Arte que cumpre seu papel através das Escritas, Gravuras e Documentos antigos deixados pelos artistas da época. A imagem da mulher era venerada como simbolo da pureza, mas os ventos da modernidade nos trouxeram a distorção desta imagem e hoje a mulher virou alvo de exploração sexual da indústria, dos comércios específicos que utilizam a nudez, o erotismo e a pornografia para vender suas marcas. Alguns apelos são mais discretos, outros porém são deprimentes e abusivos.
Há quem nada mais saiba fazer além de tirar a roupa e intitular-se artista, sendo transformada em celebridade pelas mídias interessadas no corpo que se exibe para vender seus produtos. Há quem nada cante, nada dance, nada produza além da nudez, mas são “artistas” ganhando altos salários enquanto aqueles que realmente produzem Arte vivem de empregos paralelos porque não conseguem manter-se das obras que produzem. O maior absurdo é termos que lembrar dos grandes mestres do passado para darmos referências ás Artes, mas será que hoje não temos excelentes pintores, escritores, escultores, enfim grandes artistas? Claro que temos, mas vivemos da “Arte de Elite”, onde assistir a Óperas, grandes peças de Teatro, Exposições de Artes Plásticas, Esculturas é para os abastados, aqueles que podem pagar os altos preços cobrados para o acesso. Oriundas das ruas, as Artes hoje estão trancafiadas nas salas e seu acesso custa caro. Houve quem morresse sem nunca ter assistido a um espetáculo de Ballet, sem nunca ter ido a uma Ópera, ido ao Cinema, mas quem produz as obras ganha pouco com elas.
Redundo neste momento ao dizer que infelizmente estamos assistindo ao enterro das Artes, que se ainda sobrevive é graças a insistência daqueles que teimam em levar suas mensagens através das suas obras, deixando para o mundo um patrimônio de valor inestimável. É preciso consciência de que devemos ter respeito aos artistas, zelar melhor deles e preservar o que criam para que tenhamos preservada a nossa memória, sem máculas e sem receio de exibi-las aos nossos netos.
Texto do Escritor Brasileiro Tony Casanova – Direitos Autorais Reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação em qualquer meio, do todo ou parte dele, sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2014 by Brazilian Writer Tony Casanova. All Rights Reserved.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por ter vindo! Poderia Deixar aqui seu comentário? Muito Obrigado.